Titanossauro argentino é de tipo único
sexta-feira, julho 24, 2009 | Author: Blog da redação
Roberto Lopes

Menos de dois meses depois de ter anunciado a descoberta dos restos de um titanossauro (Titanosaurus indicus, do latim “lagarto titânico”) junto a um campo de petróleo da Província de Neuquén, oeste da Argentina, a equipe de paleontologistas e pesquisadores do Centro Paleontológico Lago Los Barreales e do Museo Paleontológico da cidade de Rincón de los Sauces anunciou que essa espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede tem características únicas.
Os titanossauros viveram no fim do período Cretáceo (último das eras geológicas passadas com predominância dos dinossauros), entre 83 e 65 milhões de anos atrás, na região do Oriente Próximo hoje dominada pelo território indiano. O titanossauro foi identificado, em fins do século 19, pelo geólogo e paleontólogo britânico Richard Lydekker, que trabalhava a serviço do Serviço Geológico da Índia.
Lydekker definiu o animal por padrões de comprimento - em torno de 15 metros -, altura – no patamar dos 5 metros – e peso - cerca de dez toneladas. Os restos identificados em fins de maio na área conhecida por El Trapial, perto da fronteira com o Chile, fazem supor um bicho de, pelo menos, 20 metros de comprimento, 60 vértebras, altura de sete metros e peso não inferior a dez toneladas. Ele teria vivido, contudo, há uns 90 milhões de anos.
Os dois fósseis de titanossauros achados antes pelos argentinos são menores do que o de El Trapial. Os titanossauros pertencem à família dos dinossauros que circularam entre a América do Sul e o oriente através da África, numa época em que esses continentes estavam fisicamente unidos.
Os pesquisadores já encontraram 23 das 60 vértebras desse titanossauro, e estimam que possam identificar entre 10% e 15% da ossada do animal. As peças foram levadas para o laboratório de Lago Los Barreales, mas depois de serem estudadas e classificadas serão preservadas no Museu de Rincón, abertas à visitação pública.
|
This entry was posted on sexta-feira, julho 24, 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: