Detex já monitora Amazônia
segunda-feira, julho 20, 2009 | Author: Blog da redação
Assessoria de Imprensa
da 61ª Reunião da SBPC

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começará a divulgar, ainda este ano, os dados do Detex (Detecção de Exploração Seletiva) – novo sistema de monitoramento por satélite que promete ser uma ferramenta valiosa para vigiar as áreas florestais concedidas para exploração seletiva de madeira. O Detex permitirá saber se, de fato, os madeireiros estão respeitando os planos de manejo aprovados pelo governo.
“O sistema está pronto e já temos resultados. Fizemos o mapeamento da extensão da floresta desmatada para o corte seletivo de madeira de 2007 a 2008. O objetivo, agora, é fazer o de 2009 e retroceder até 2000”, conta o pesquisador Dalton de Morisson Valeriano, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ele abordou o assunto em sua conferência durante a 61ª Reunião Anual da SBPC – evento que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promoveu de 12 a 17 de julho em Manaus (AM).
O Detex é o terceiro sistema utilizado pelo Inpe para monitorar o desflorestamento na Amazônia. Seu diferencial é a observação detalhada de extensões menores, o que possibilita fazer o acompanhamento das atividades das madeireiras no que se refere à exploração seletiva de madeira, na qual são cortadas apenas as árvores de valor comercial. “Em tese, o corte seletivo, inserido em um bom plano de manejo, possibilitaria recuperar a longo prazo a biomassa florestal na área explorada. Mas nem sempre isso vem ocorrendo”, diz.
De acordo com o pesquisador, se bem conduzido, um plano de manejo legal de madeira por corte seletivo de árvores possibilita que a área se recupere e possa ser novamente explorada após um ciclo de 25 a 30 anos. “Porém, o que está ocorrendo na Amazônia e em outras regiões do País é que, depois de serem exploradas pelos madeireiros, essas áreas de manejo são abandonadas, tornando-se suscetíveis a incêndios florestais”, diz ele, acrescentando que essa degradação é bem evidenciada pelas imagens produzidas pelos satélites.
|
This entry was posted on segunda-feira, julho 20, 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: