Latinoamericanos estudarão ampliar uso de tecnologias espaciais
quarta-feira, maio 19, 2010 | Author: Blog da redação
Roberto Lopes

Dez países latinoamericanos debaterão, entre 15 e 19 de novembro deste ano, a expansão do uso de tecnologias espaciais em prol de seu desenvolvimento sócio-econômico.
As discussões terão lugar durante a 6ª Conferência Espacial das Américas, a ser realizada na cidade de Pachuca, no estado mexicano de Hidalgo.
Já confirmaram presença no encontro delegações da Argentina, do Brasil, Chile, México e Equador. Outros cinco governos da região – Costa Rica, Uruguai e Colômbia entre eles -- informaram que mandarão observadores ao evento.
O tema da reunião será “Espaço e desenvolvimento. As aplicações espaciais a serviço da humanidade e do desenvolvimento das Américas”. A pauta examinará a aplicação das tecnologias espaciais em assuntos como educação à distância, telecomunicações, prevenção e medição de desastres naturais, compartilhamento de dados obtidos por meio de satélites artificiais e preservação do meio-ambiente.
Os países participantes serão estimulados a montar sistemas próprios de monitoramento remoto, informação de dados geográficos, e de navegação por satélite.
A conferência, que tem o apoio do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior, acontece no mesmo ano em que o governo da Cidade do México está ativando a sua Agência Espacial (AEXA) – cuja sede será em Tulacingo, também no estado de Hidalgo.
Nos últimos 25 anos, ao menos quatro astronautas mexicanos subiram ao espaço – entre eles uma mulher, a física Ellen Ochoa, em 2000. Os mexicanos planejam agora construir uma base de lançamentos espaciais na Península de Yucatán.
|
This entry was posted on quarta-feira, maio 19, 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: