Frades inauguram convento Franciscano no violento Sudão
sexta-feira, fevereiro 19, 2010 | Author: Blog da redação
Por Roberto Lopes

Até a primeira semana de outubro, época em que se comemora a tradicional Festa de São Francisco de Assis, os Frades Franciscanos devem inaugurar o seu primeiro convento em Cartum, a capital do turbulento Sudão.
A cidade não é apenas a capital do maior país africano. Trata-se da sede de uma nação mergulhada em conflitos étnicos e políticos, que se desenvolvem em um ambiente totalmente islâmico. Nos últimos dois anos, a Ordem dos Franciscanos viveu numa pobre moradia, na periferia urbana – imóvel emprestado pelo Bispo local. A construção do convento, o primeiro do Sudão, foi iniciada em janeiro.
Em Cartum, há cinco Frades: três estudantes – Peter, John, e Charles --, um egípcio – Magdy -- e o filipino Melito. Eles se ocupam dos cristãos ali refugiados há vários anos. A Ordem foi fundada por Francisco de Assis em 1221. Seus atuais integrantes fizeram voto de pobreza, castidade e obediência, em ambiente de clausura.
Em duas paróquias e treze centros pastorais, além das seis escolas, o grupo de Frades se constitui em uma das principais referências para os católicos sudaneses e estrangeiros residentes no país.
|
This entry was posted on sexta-feira, fevereiro 19, 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: