Ouro e diamantes para homenagear a memória de Bolívar
terça-feira, agosto 10, 2010 | Author: Blog da redação
Por Roberto Lopes

O governo Hugo Chávez anunciou a intenção de construir um novo mausoléu para abrigar os restos mortais do líder venezuelano Simon Bolívar, que, entre o fim do século 18 e o início do século 19, lutou pela independência de vários Estados sul-americanos.
Segundo a versão normalmente aceita por historiadores e patologistas, Bolívar morreu em 1830, vítima de tuberculose. Isso não impediu que o Presidente Chávez ordenasse a exumação dos restos mortais do “Libertador”. Sua tese é de que Bolívar pode ter sido envenenado com arsênico, em consequência de um complô entre a Colômbia e os Estados Unidos...
Chávez já devolveu os restos mortais de Bolívar ao túmulo, no Panteão Nacional de Caracas. O caixão foi coberto com uma nova bandeira venezuelana, bordada especialmente para a ocasião.
Segundo a imprensa caraquenha, o Presidente determinou que a urna seja transferida, no ano que vem, para uma cripta ornamentada com ouro e diamantes. A transferência – ainda sem data certa -- será feita durante uma grande cerimônia cívico-militar, em um dia que será declarado feriado nacional, e na presença de convidados estrangeiros.
|
This entry was posted on terça-feira, agosto 10, 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: