Machu Picchu falará nesta quinta com o espaço
terça-feira, agosto 24, 2010 | Author: Blog da redação
Por Roberto Lopes

Uma parceria da Universidade Nacional de Engenharia do Peru com a Universidade Sudoeste do Estado da Rússia, permitirá, nesta quinta-feira (26/08), o estabelecimento de um link, via rádio, entre a cidade de origem inca de Machu Picchu – principal sítio arqueológico e turístico peruano --, a sudeste da capital Lima, com a Estação Espacial Internacional (ISS).
A comunicação irá se estabelecer pelo espaço de dez minutos, no âmbito do I Congresso Internacional de Tecnologia de Satélite (CONITSAT 2010), que teve início ontem, em Lima e em Cuzco, e irá se prolongar até sexta-feira.
Na quinta, os seis astronautas – três russos e três americanos – que integram a tripulação atual da ISS, responderão as perguntas de estudantes e fornecerão detalhes sobre o tema “a vida no espaço e as condições em que vivemos na ISS, onde a gravidade tende a zero”.
A ligação acontecerá entre os horários das 15:30 e das 16:00 horas, e será assistida pelos cosmonautas russos Aleksandr Fyodorovich e Lazutkin Poleshchuk Aleksander Ivanovich, supervisores do programa espacial russo e peritos na operação da estação espacial Mir.
Por trás do interesse científico há, claro, o interesse comercial. O Peru começará, em breve, a desenvolver a sua tecnologia espacial para estudar a atmosfera e fotografar a superfície terrestre. Os russos têm interesse em assessorar os peruanos, e acenam com a possibilidade de enviar um cosmonauta peruano ao espaço.
Também o governo do Japão manifestou a disposição de assistir o programa espacial peruano. O Peru abriga, desde o início do século 20, uma grande colônia japonesa.
|
This entry was posted on terça-feira, agosto 24, 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: