Trem de alta velocidade pode servir Aparecida
terça-feira, julho 20, 2010 | Author: Blog da redação
Por Roberto Lopes

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já definiu algumas cidades e locais urbanos que deverão ser atendidos pelo trem de alta velocidade projetado para, até o ano de 2015, fazer a ligação entre São Paulo e o Rio de Janeiro.
A composição deverá partir da área central da capital fluminense – possivelmente aproveitando a infraestrutura do parque ferroviário da Estação Central do Brasil --, passar pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim (também conhecido como Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador), e fazer uma parada entre as cidades fluminenses de Barra Mansa e de Rezende, antes de ingressar em território paulista.
Em São Paulo, a única parada considerada por enquanto como obrigatória, será em São José dos Campos. Depois o trem continuará para a capital paulista, servindo o Aeroporto Internacional de Cumbica. Haverá um ramal para a cidade de Campinas.
O trajeto ainda não está completamente definido. É possível que o trem de alta velocidade sirva a mais duas cidades paulistas: Aparecida – pólo turístico – e Jundiaí, entre a capital e Campinas. Mas isso ainda dependerá de estudos de viabilidade econômica.
A ANTT espera que as obras da linha comecem no segundo semestre de 2011. É possível que alguns trechos da via férrea já estejam completamente prontos em junho de 2014, quando terá início a próxima Copa do Mundo, mas o governo brasileiro não irá apressar o consórcio que ganhar a concorrência de implementação do projeto, só para atender a movimentação de torcedores do evento.
|
This entry was posted on terça-feira, julho 20, 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: