Americanos anunciam a era dos pequenos reatores nucleares
quinta-feira, julho 15, 2010 | Author: Blog da redação
Por Roberto Lopes

A Bechtel, gigante americana dos setores de engenharia e construção civil, anunciou ontem, nos Estados Unidos, parceria com a Babcock & Wilcox, fornecedora de equipamentos nucleares, para oferecer ao mercado, nos próximos anos, um pequeno reator de emprego comercial.
A Bechtel está otimista quanto à aceitação de novas concepções técnicas do equipamento, capazes de baratear a energia nuclear para a geração de energia elétrica.
Inicialmente, a Bechtel ajudará a Babcock a concluir o programa de um reator modular, denominado “mPower”. O projeto necessitará da aprovação da Comissão de Regulamentação Nuclear dos EUA (NRC), antes de ser posto à venda.
Atualmente, a Babcock produz reatores compactos para os submarinos da Marinha americana, assim como combustível nuclear e componentes.
A nova “joint venture” ainda não informou quais são os custos previstos para as pequenas usinas nucleares. Só depois da construção das primeiras unidades é que os parceiros poderão oferecer versões padronizadas por um preço fixo – algo que os fornecedores de reatores jamais conseguiram fazer.
Embora o tamanho médio dos reatores de uso civil venha crescendo, alguns observadores acreditam haver espaço para pequenos reatores.
Esses equipamentos podem ser construídos em fábricas e enviados por via férrea, barcaças ou caminhões até os locais onde deverão funcionar, e depois montadas como “bloquinhos de Lego”. As pequenas dimensões permitem construção mais rápida, e com menos dinheiro imobilizado antes de as vendas de energia começarem.
|
This entry was posted on quinta-feira, julho 15, 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: