Tubo de 1 km evitará desastre em estação brasileira na Antártica
quinta-feira, janeiro 21, 2010 | Author: Blog da redação
Por Roberto Lopes

A Diretoria de Abastecimento da Petrobras investirá R$ 3 milhões na aquisição de um tubo capaz de cobrir distâncias de até um quilômetro, que será usado para bombear combustíveis para a Estação Antártica Comandante Ferraz, operada pela Marinha do Brasil na área do Pólo Sul.
O novo sistema de captação de combustíveis da base funcionará por meio do acionamento de um carretel de tubo flexível retrátil, com cerca de mil metros de comprimento, instalado em terra. A tubulação será conectada ao navio que levará o combustível e, dessa forma, evitará vazamentos com o potencial de produzir desastres ambientais.
Até agora a dinâmica de descarga de combustíveis era feita através da movimentação de balsas entre o navio provedor e a Estação Comandante Ferraz. Marinha e Petrobras pesquisarão a viabilidade de a base na Antártica ser abastecida com biocombustíveis, em substituição ao diesel mineral usado hoje.
Desde a criação do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), em 1982, a Petrobras vem oferecendo diversos combustíveis (diesel naval, gasóleo ártico, gasolina, QAV-% e QAC-1) para atender às atividades relacionadas ao programa. Os combustíveis são armazenados em dez tanques de aço inoxidável existentes no perímetro da Estação Comandante Ferraz.
|
This entry was posted on quinta-feira, janeiro 21, 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: