Mais revelações sobre o cardápio do homem pré-histórico
quarta-feira, janeiro 27, 2010 | Author: Blog da redação
Por Roberto Lopes

A recente descoberta do arqueólogo americano Patrick McGovern, de que há cerca de 9 mil anos – muito antes, portanto, da invenção da roda -- os habitantes do vilarejo neolítico de Jiahu, na China, fermentavam um tipo de bebida com 10% de teor alcoólico, joga luz nova sobre a investigação do cardápio do homem pré-histórico.
Em seu Laboratório de Arqueologia Biomolecular para Cozinha, Bebidas Fermentadas e Saúde, no Museu da Universidade da Pensilvânia, McGovern analisou artefatos de argila encontrados durante escavações no vale do Rio Amarelo na China
Especialista em identificar traços de bebidas alcoólicas em descobertas pré-históricas, ele realizou a chamada cromatografia líquida associada com a espectrometria de massa nos restos de argila da Ásia, e encontrou traços de ácido tartárico – um dos muitos ácidos presentes no vinho – e cera de abelha nos pedaços de argila. Parece que os humanos pré-históricos da China combinavam frutas e mel para produzir uma bebida intoxicante.
Esteróis de plantas mostram que o arroz selvagem também era usado como ingrediente. Sem nenhum conhecimento de química, os humanos pré-históricos aparentemente misturavam punhados de arroz à saliva da boca para quebrar o amido dos grãos, e, dessa forma, transformar o cereal em açúcar maltado.
Eles, então, cuspiam o arroz mastigado na bebida. Cascas e espuma fermentada flutuavam no líquido, que era sorvido do interior de jarras de abertura estreita, por meio de longos canudos. O álcool ainda é consumido desta forma em algumas regiões da China.
A alimentação da era pré-agricultura era rica em frutas, legumes, raízes, nozes, peixes e carnes de caça. Ela supria o organismo de grandes quantidades de gordura ômega-3, vitaminas, minerais e fitoquímicos (substâncias naturalmente presentes nos vegetais, que servem à prevenção de determinadas doenças).
O cardápio do período – entre 9 mil e 12 mil anos atrás -- era também riquíssimo em fibras, fornecendo cerca de 100g por dia (a recomendação atual é de 20 a 35g diárias). O consumo desses nutrientes ajuda no controle do peso, do colesterol sanguíneo e do diabetes, além da prevenir doenças cardiovasculares e de diversos tipos de câncer.
|
This entry was posted on quarta-feira, janeiro 27, 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: