Obama apazigua muçulmanos americanos mas ataca Al Qaeda
quarta-feira, janeiro 26, 2011 | Author: Blog da redação
Por Roberto Lopes

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ontem, no Congresso, durante o tradicional discurso sobre “o estado da União”, que o movimento terrorista da Al Qaeda nunca esteve sob tanta pressão, em seus esconderijos nas montanhas da fronteira do Paquistão com o Afeganistão, como agora.
Falando aos congressistas sob as vistas de todo o seu gabinete – e de dezenas de militares convidados --, Obama informou que “a guerra do Iraque está perto do fim”. Ele também confirmou para junho o início de retirada das tropas americanas do território afegão.
Em um trecho apaziguador de seu discurso, o presidente americano enfatizou: “todo o muçulmano americano faz parte da grande família americana” – e ouviu prolongados aplausos.
Obama citou ao Brasil ao dizer que viajará ao país, ao Chile e a El Salvador, em março próximo, para “renovar alianças” nas Américas. A viagem ao Brasil estava marcada para o ano passado, mas foi cuidadosamente adiada pela assessoria de Obama, em razão da aproximação do então presidente Luis Inácio Lula da Silva com seu colega iraniano Mahmmoud Ahmadinejad – postura que a presidente Dilma Roussef não dá sinais de que vá perseguir.
Obama propôs um congelamento dos gastos públicos americanos por cinco anos, e informou que o Secretário da Defesa, Robert Gates “e seus generais” também concordaram em perder verbas, para contribuir com a nova política de austeridade.
O chefe do governo americano afirmou: com essa e outras medidas, os Estados Unidos são capazes de, no espaço de uma década, economizar 400 bilhões de dólares.
Obama foi muito aplaudido quando defendeu melhores condições para a formação de professores do Ensino Fundamental em seu país, e um mecanismo que garanta o funcionamento de um sistema popular de Saúde, capaz de assegurar o tratamento de doenças letais, como o câncer.
|
This entry was posted on quarta-feira, janeiro 26, 2011 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: