Plástico Verde made in Brazil seduz Primeiro Mundo
quinta-feira, junho 24, 2010 | Author: Blog da redação
Por Roberto Lopes

Autoridades dos setores industrial, de meio-ambiente e de energia do governo holandês ofereceram ao grupo petroquímico brasileiro Braskem uma área nas cercanias da Região Metropolitana de Rotterdam, para a construção de uma fábrica de “Plástico Verde” semelhante à que a empresa começará a operar, no próximo semestre, no município gaúcho de Triunfo.
Até meados de 2015, a Braskem produzirá 200 mil toneladas anuais de artefatos à base de “Plástico Verde”, produzidos com o etanol industrial fornecido por usinas do setor sucroalcooleiro de São Paulo.
Há exatos quatro anos a Braskem anunciou a fabricação do primeiro polietileno a partir do etanol de cana-de-açúcar coberto por certificação internacional. A tecnologia para o produto fora desenvolvida no Centro de Tecnologia e Inovação da empresa. A certificação foi feita por um dos principais laboratórios internacionais, o Beta Analytic, e atestava: o chamado “Plástico Verde” contém 100% de matéria-prima renovável.
O polímero verde da Braskem - polietileno de alta densidade, uma das resinas mais utilizadas em embalagens flexíveis - é resultado de um projeto de pesquisa e desenvolvimento que exigiu cerca de US$ 5 milhões em investimentos.
Parte desse montante foi destinada à implantação de uma unidade-piloto para produção de eteno – base para fabricação do polietileno -- a partir de matérias-primas renováveis pesquisadas no Centro de Tecnologia e Inovação Braskem.
A produção de plásticos a partir do etanol se destina a suprir os mercados internacionais que exigem produtos com desempenho e qualidade superiores, com destaque para a indústria automobilística, de embalagens alimentícias, cosméticos e artigos de higiene pessoal.
Importante: como as resinas têm o mesmo desempenho e propriedades do produto similar obtido a partir de matéria-prima não renovável, a indústria de manufaturados plásticos deverá beneficiar-se desse desenvolvimento sem a necessidade de fazer investimentos em novos equipamentos.
|
This entry was posted on quinta-feira, junho 24, 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: