Plantas que comem pequenos ratos podem ser úteis
quinta-feira, setembro 24, 2009 | Author: Blog da redação
Roberto Lopes

Botânicos e ambientalistas da Tailândia tentarão, a partir do ano que vem, transferir exemplares da planta carnívora Nepenthes attenboroughi, encontrada nas encostas do Monte Vitória – região central do país -, para regiões de cultivo de alimentos habitualmente atacadas por insetos.
O plano é testar se a espécie, fotografada e relatada por três pesquisadores europeus há cerca de dois anos, pode servir como predadora natural.
Batizada em homenagem ao veterano apresentador inglês de programas sobre o meio ambiente, David Attenborough, a Nepenthes attenboroughi tem a forma de um cone em cores vivas, e chega a medir 1,5 m de altura. Ela devora suas presas valendo-se de um sistema digestivo à base de ácidos, que destrói os corpos vivos engolidos.
Os primeiros relatos sobre essa planta foram feitos por dois missionários que, em 2000, tentaram escalar o Monte Vitória, e passaram 13 dias perdidos na região. Então, em 2007, dois britânicos e um alemão formaram uma expedição científica ao centro da Tailândia. A descoberta da grande planta aconteceu a cerca de 1,6 mil metros de altitude, entre pedregulhos.
“A espécie está entre as maiores plantas carnívoras conhecidas e produz armadilhas espetaculares, capazes de aprisionar não apenas insetos, mas também roedores do tamanho de ratos", afirmou o cientista Stewart McPherson, um dos integrantes da missão.
O feito foi divulgado na publicação especializada Botanical Journal of the Linnean Society. Os cientistas também catalogaram outras espécies até então desconhecidas, como cogumelos azuis e samambaias rosas.
|
This entry was posted on quinta-feira, setembro 24, 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: