EUA dizem que Chávez prepara resistência na Venezuela
sexta-feira, novembro 05, 2010 | Author: Blog da redação
Por Roberto Lopes

A Corporação Rand, entidade americana que assessora as Forças Armadas e a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, está desenvolvendo um estudo sobre o conjunto de medidas da Administração venezuelana destinadas, ao menos aparentemente, a preparar o país para repelir uma agressão.
Segundo dois jornais de Los Angeles e de Chicago, a investigação da Rand elenca alguns desses preparativos: (a) a divisão do território da Venezuela em pequenas regiões militares que ignoram a jurisdição e a autoridade dos estados federados; (b) a criação de um Registro Militar compulsório, destinado a manter atualizados os dados necessários a uma conscrição de emergência; (c) as intervenções “brancas” do Poder Público na direção de empresas privadas de transportes e produção de materiais considerados “estratégicos”; (d) a ampliação da capacidade governamental de se comunicar com a população, por diferentes condutos de mídia; e (e) a substituição de material de origem americana das Forças Armadas por outros itens, procedentes da China e das Repúblicas que integraram a extinta União Soviética.
Na segunda semana de outubro último, o Presidente Hugo Chávez desmentiu que houvesse em tudo isso alguma novidade. Ele diz que seu governo é vítima de rumores infundados, tendentes a disseminar o medo.
A imprensa americana garante que o processo de reaparelhamento dos militares venezuelanos é, necessariamente, lento. E dá como exemplo a operação pelos sul-americanos de seus novos caça-bombardeiros Sukhoi, fabricados na Rússia. Segundo essas fontes, mesmo decorridos dois anos desde que os venezuelanos começaram a voar nesses jatos, eles ainda são incapazes de mantê-los sem a assistência direta dos russos, que têm um grupo de pilotos e mecânicos permanentemente na Venezuela.
|
This entry was posted on sexta-feira, novembro 05, 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: