Munique precisará encarar seu passado
terça-feira, outubro 19, 2010 | Author: Blog da redação
Por Roberto Lopes

Nos últimos 30 anos, o governo da Alemanha tentou imprimir ao destino turístico Munique, no sul do país, a reputação de cidade das cervejarias, das artes e espetáculos e da Cultura em geral. Mas a sede do Estado da Baviera, de 1,5 milhão de habitantes, berço – na década de 1920 -- do partido político liderado por Adolf Hitler, precisará encarar o seu passado, de a “Capital do Movimento (Nacional-Socialista)”.
Em abril do ano que vem começa a ser erguido um centro de documentação do Terceiro Reich, que ocupará, no setor noroeste de Munique, o local onde ficava a tristemente famosa Braunes Haus – “Casa Marrom” --, no número 45 da Briennerstrasse (Rua Brinner), antiga sede do Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei (Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães).
Durante os anos de 1930 e a primeira metade da década de 1940, os visitantes que chegavam a Munique recebiam um folheto com o convite em tom de ordem: “Os membros do partido de todo o Reich não vão perder a oportunidade de conhecer a Casa Marrom durante a visita a Munique.”
A Brauner Haus foi danificada por um bombardeio aéreo em outubro de 1943, e quase toda destruída pelas bombas aliadas no final da 2ª Guerra. O entulho foi varrido do local em 1947, deixando um terreno baldio.
A construção planejada para ter início na primavera alemã de 2011 terá a forma de um cubo, e consumirá 30 milhões de euros – aproximadamente 80 milhões de reais – que serão aportados pelo Governo Federal, a Administração do Estado da Baviera e a Prefeitura muniquense, a cargo, atualmente, de Christian Ude.
Em décadas recentes, muitos pontos da cidade identificados com a história do Nazismo, como a cervejaria Bürgerbräukeller – freqüentada por Hitler e seus adeptos – e a placa no local onde caíram as vítimas do tiroteio que dispersou os nazistas revoltosos de novembro de 1923, formaram um circuito turístico paralelo ao oferecido pelo serviço local de recepção a visitantes, e as agências de viagens.
|
This entry was posted on terça-feira, outubro 19, 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: