A primeira expedição
quarta-feira, março 25, 2009 | Author: Blog da redação
Por Michael Nuñez

Ao ler a primeira parte da matéria “90 dias seguindo os passos de Darwin”, publicada na edição de estréia da Revista GEO, me peguei pensando: o que terão sentido os que foram contemplados com a primeira edição de “A evolução das espécies” de Darwin. Embora tenham cento e cinquenta anos de diferença, acredito que, tanto a “teoria de Darwin” como a GEO, nasceram com a mesma finalidade: apresentar estudos relacionados à evolução dos seres vivos e do meio ambiente.

No caso de Darwin, ele não apresentou apenas um estudo. Criou uma obra que há quase duas décadas fundamenta teses e teses sobre a evolução das espécies. Aliás, vale salientar que cientistas de todos os cantos do planeta vivem apresentando pesquisas que contrariam ou sugerem a atualização da obra, alegando que a mesma não pode ser considerada uma “bíblia pós-moderna da natureza”.

Não porei em discussão as “perfeições” ou imperfeições do documento. Aliás, por ética, minha profissão (jornalista) exige uma postura imparcial com relação a qualquer assunto. Por isso, proponho analisarmos o "valor" de sua obra.

Em minha opinião, Darwin conseguiu, por meio de “a evolução das espécies”, mostrar ao planeta que para ocupar um lugar de destaque na história da humanidade não basta apenas investir “rios” de dinheiro em pesquisa. É preciso ter conhecimento, criatividade, visão de futuro e, claro, um bocado de sorte. Afinal, embarcar numa viagem como ele embarcou e transformar um continente até então “esquecido” no maior laboratório a céu aberto da Terra não é pra qualquer um.

Nem o mais potente dos telescópios enxergaria o que ele enxergou naquele tempo. Darwin fez uso de nenhuma tecnologia para provar que todos os seres são passíveis de mudança. Analisou seres de uma mesma família, e concluiu que, pelo simples fato dos mesmos terem se separado e vivido em ambientes e situações diferentes, tornaram-se seres diferentes. Na verdade, continuam fazendo parte da mesma família, mas com características vivenciais diferentes.

Assim como Darwin fez de uma simples viagem um mundo de descobertas, convido você a participar de nossa expedição e vivenciar cada descoberta apresentada pela Revista GEO.

Até a próxima!
|
This entry was posted on quarta-feira, março 25, 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

4 comentários:

On 13 de abril de 2009 às 01:03 , Célia Almeida disse...

Olá Michael,
Em primeiro lugar gostaria de parabeniza-lo pelo belo trabalho,pois esse período estou fazendo vários trabalhos sobre 'A origens das Espécies'.
Sua matéria mi ajudou muito,gostei de mais da revista nessa primeira edição.Sou estudante de Geografia (bacharrel) vou recomendar meu colegas e mestres tb.Já estou anciosa pela próxima edição,e ler mais coisas sobre Darwin, epero ver na revista as anotações da caderneta de Darwin assim como nos livros.

 
On 16 de abril de 2009 às 12:37 , Unknown disse...

Parabéns pelo Blog Michael ... mto criatividade e bom conteúdo!!!

Sucesso para revista

Claudia, estudante de bio

 
On 24 de abril de 2009 às 18:16 , Unknown disse...

Se a dúvida é o que sentiram os que leram a reportagem e se depararam mais profundamente com as ideias de Darwin pela primeira vez, inicio meu relato aqui com apenas uma palavra: fascínio.
Não contente em apenas desejar profundamente ter em minhas mãos o exemplar de "A Origem das Espécies", a vontade era de juntar cada centavo para um dia percorrer a rota de Darwin.
Passado um mês inteiro já, não consegui nem comprar o livro, nem achar a edição de abril da revista nas bancas. Infelizmente. E poucas foram as economias. Se o destino delas será este ou não, não faz diferença, pois além da curiosidade e da imaginação despertadas, maior tem sido a voracidade com que estudo e aprofundo meus conhecimentos, o que já é em si um grande valor acumulado! Todos devem ter seus ídolos, e eu, que nunca gostei de nada muito além dos Beatles, descobri uma nova paixão em minha vida: meu ídolo, Charles Darwin.

A revista é muito boa. Uma ênfase especial aqui para as fotografias. Belíssimas!

Parabéns!

Laura C. M.
21 anos - Curitiba (PR).

 
On 20 de maio de 2009 às 15:40 , Unknown disse...

gostei muito de ter todos os meses as informaçoes que precisava.a revista e otima e tem tudo o que nao encontravamos em nem um outra fonte de imprensa.
PARABENS.

Antonio henrique-25 anos Apuarema(BA)